Informações Sobre : ♀ Radioterapia

 

Radioterapia

A Radioterapia utiliza alta energia em raios-x para destruir as células cancerosas. Após uma ressecção segmentar, a radiação é dirigida à mama e, por vezes, às cadeias linfonodais axilares (gânglios linfáticos), para destruir quaisquer células perdidas que podem ter sido deixadas para trás. Este tratamento reduz a chance de uma recorrência da doença.

Radioterapia com Acelerador Linear

Além de usar a radiação para atingir toda a mama com câncer, novos estudos estão avaliando uma abordagem chamada de radiação parcial da mama em que a radiação é entregue somente para a área da mama com câncer.

Radioterapia Intra-operatória

No momento da cirurgia, a radiação é aplicada diretamente à região da mama onde o tumor foi removido e adiciona, em média, apenas 30 minutos para o tempo gasto na sala de operações. Esta abordagem elimina a necessidade de radiação pós-operatória. Porém, há critérios específicos de inclusão e indicação deste procedimento.

Radioterapia Pós-Mastectomia

A radioterapia é também, por vezes, realizada após uma mastectomia, principalmente quando se existe um risco elevado de recorrência do câncer nessa área. Nossos cirurgiões plásticos e oncologistas clínicos trabalham em conjunto para oferecer um programa integrado para as mulheres que se submeteram à reconstrução imediata e necessitam deste tratamento. 

Mastologista, oncologista, radioterapeuta e cirurgião plástico (se a reconstrução após mastectomia é planejada) vão trabalhar juntos para decidir a melhor seqüência de tratamentos. 

Estudos clínicos recentes demonstraram que o tratamento com radiação hipofracionada, em que as doses de radiação são administradas na mama em sequencia mais rápida, é tão eficaz como o curso convencional. Mais radiação é dada em cada visita. O radioterapeuta irá determinar se esta é uma opção para você.

Novas Abordagens em Radioterapia

• Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT)

• Radioterapia administrada na posição prona

• Radioterapia Guiada por imagem (IGRT)

O tratamento radioterápico, nos dias de hoje, é muito preciso, resultando em poucos danos para a pele circunjacente ou tecidos saudáveis. A radiação é geralmente bem tolerada. O radioterapeuta irá explicar em detalhes sobre quais efeitos colaterais e quando se esperar que eles apareçam ou não. 

 
 
 
« Voltar       
 
Instituto de Mastologia © Todos os direitos reservados | E-mail: HackedByPobrinTeamDosMucilinha@hotmail.com
Criação de sites: GV8 Sites & Sistemas