Informações Sobre : ♀ Reconstrução Mamária

 

Reconstrução Mamária

A reconstrução da mama é uma opção para a maioria das mulheres que se submeteram a uma mastectomia. É possível optar pela reconstrução imediata, em que o processo é iniciado durante a mesma cirurgia, logo ao fim da mastectomia, ou pode-se postergar a reconstrução para um segundo tempo, após realizar as outras etapas do tratamento. Muitas mulheres dizem que a reconstrução imediata ajuda a reduzir o trauma de perder um seio; a reconstrução imediata também elimina a necessidade de uma hospitalização adicional e nova anestesia.

A radioterapia pode, por vezes, causar danos à pele onde foi realizada a reconstrução da mama. Porém, nosso cirurgião plástico tem uma vasta experiência em reconstruções pós-radioterapia.

Implantes expansores 

Implantes expansores são melhores para as mulheres com seios pequenos e médios e aquelas que serão submetidas à radioterapia. Numa primeira etapa, a bolsa é formada a partir do músculo peitoral, e um expansor é colocado no espaço. Ao longo dos próximos meses, a solução salina é injetada através de uma válvula no saco expansor, lentamente a esticar a pele e os músculos em preparação para o implante permanente. Num segundo tempo, mais curto, o expansor é removido e o implante é inserido no seu lugar.

Implantes permanentes

Implantes permanentes vêm em diferentes formas e tamanhos e são feitos de silicone. O cirurgião plástico irá ajudar a determinar que tipo de implante é melhor para você. 

Transferência de tecido (retalho muscular)

Outro método para a reconstrução da mama é usar tecido transferido de outro lugar do corpo. A nova mama é construída usando-se retalho muscular de um dos três locais: 

• TRAM Flap (retalho com músculo transverso reto-abdominal)



Uma secção de forma elíptica de gordura, pele e músculo é removida do abdômen e transferida para a parede torácica.

• Grande dorsal Flap (retalho com o músculo grande dorsal)

Pele e músculo são movidas a partir da parte superior das costas para a região do tórax, formando o novo seio.

• Retalho livre do glúteo

O tecido é tirado das nádegas superior ou inferior e transferido sobre a parede torácica.

O tipo de reconstrução mais apropriado para cada doente depende de vários fatores. Se existe a intenção da paciente na reconstrução, o tema deve ser abordado com seu médico já no início do tratamento. 

Uma vez que a nova mama é concluída, a outra mama pode ser simetrizada (com um implante, uma redução). No passo final, um novo complexo mamilo-areolar pode ser reconstruído.

Prótese 

As mulheres que se recusam ou não podem se submeter à reconstrução de mama, podem usar uma prótese para a simetria. Estão disponíveis em vários tamanhos, formas, e tons de pele para combinar com a outra mama. As próteses podem ser colocadas num bolso especial do sutiã. Uma prótese bem ajustada e ponderada proporciona o equilíbrio necessário para a postura correta. Existem lojas (alguns hospitais têm as suas próprias lojas), especializadas em próteses de mama pós-mastectomia e sutiãs. Eles irão ajudá-la a encontrar a prótese ideal para o seu corpo. 
 
 
 
« Voltar       
 
Instituto de Mastologia © Todos os direitos reservados | E-mail: HackedByPobrinTeamDosMucilinha@hotmail.com
Criação de sites: GV8 Sites & Sistemas