Desodorantes e Câncer de Mama
Mito ou Verdade?
 
 

Desodorantes podem causar câncer de mama?

MITO 

Artigos na imprensa e na Internet abordaram o tema, que é uma duvida frequente entre as mulheres. Pesquisadores do National Cancer Institute (NCI), nos EUA, não relataram qualquer evidência conclusiva ligando o uso de desodorantes axilares e subsequente desenvolvimento de câncer de mama.

Além disso, diversos e-mails circulando pela rede têm sugerido que os produtos químicos em desodorantes para as axilas são absorvidos através da pele, interferem com a circulação da linfa, gerando toxinas que atingem as mamas e, eventualmente, podem levar ao câncer de mama.

Existe muito pouca evidência para apoiar este rumor. Um pequeno estudo encontrou traços de parabenos (utilizados como conservantes em desodorantes e outros produtos), com ação fraca e semelhante à do estrogênio, em uma pequena amostra de tumores de mama. Mas este estudo não analisou se os tumores foram causados ​​pelos parabenos. Por outro lado, um estudo maior não evidenciou aumento de câncer de mama em mulheres que usaram desodorantes e/ou raspado suas axilas.

 
 
Instituto de Mastologia © Todos os direitos reservados | E-mail: HackedByPobrinTeamDosMucilinha@hotmail.com
Criação de sites: GV8 Sites & Sistemas